Festa de Maio
No dia 14 de maio, o Retiro Humboldt celebrou o Dia das Mães com a tradicional Festa de Maio, que reúne, desde a década de 50, moradores, familiares, colaboradores da Sociedade de Beneficência Humboldt, responsáveis e alunos do Colégio Cruzeiro.
O evento teve inÃcio na capela do pavilhão Dresden com uma solenidade ecumênica realizada por representantes da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Diácono Márcio Galvão e Padre Evandro José da Silva; e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com a pastora Carla Krugrer. A celebração levou uma mensagem de amor e solidariedade à s mães e a todos os que estavam presentes e contou com a apresentação da Orquestra Tradição e Cultura, composta por alunos e ex-alunos do Colégio Cruzeiro - Centro e regida pela Professora Ingrid Preuss.
Durante a celebração, o Presidente da SBH, Dr. Hans Joachim Wolff, agradeceu a presença de todos:
"Quero agradecer do fundo do coração a presença de cada um de vocês aqui hoje no Retiro. É tão bom ter a certeza de que, pelo menos uma vez no ano, nós vamos nos reunir, celebrar e estar em famÃlia. Porque é isso que é a SBH, uma grande famÃlia", declarou.
Dando continuidade à Festa, o Grupo Humboldt, coordenado pela Fisioterapeuta Elizabeth Lospenato, apresentou a "Dança Sentada", modalidade sênior com moradores do Retiro, que encantou os espectadores. Em seguida, os presentes puderam aproveitar um momento musical com a Orquestra Tradição e Cultura, que homenageou o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, e com o Coral do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá, que, acompanhado do Professor Ivan Martins, cantou a música "Musik sein", de Wincent Weiss.
A programação contou, ainda, com o grupo Bauerngruppe, de Petrópolis, que mostrou danças folclóricas alemãs e também convidou o público para participar da apresentação.
Comidas tÃpicas como Strudel, chucrute e salada de batatas estavam à venda nas barracas, que contavam também com inúmeras brincadeiras para as crianças como cama elástica, pum do elefante e pescaria. A barraca dos moradores do Retiro, repleta de trabalhos manuais produzidos por eles, contava com quadros, caixas, bolsas de crochê, mosaicos, entre outros artesanatos. As barracas da Ação Social, Viagem de Estudos e da Turma 300 de ambas unidades do Colégio Cruzeiro também marcaram presença no evento. No Solário, todos podiam aproveitar, ainda, um brechó com itens doados por moradores e familiares.