Com música e cartões natalinos, 1º ano emociona moradores do Retiro Humboldt
Nos dias 28 e 30 de novembro, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do
Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá visitaram os moradores do
Retiro Humboldt, instituição administrada pela Sociedade de Beneficência Humboldt. Acompanhados pelas professoras e guiados pela colaboradora do Retiro, Eva Ribeiro, os estudantes foram presentear os idosos, com um cartão natalino. Os idosos ainda foram surpreendidos com belas apresentações feitas pelas turmas, que cantaram em português e alemão.
A ação, desenvolvida há seis anos pela
Ação Social do Colégio Cruzeiro, por meio da Coordenadora do projeto, Luciane Hentschke, e da Professora de Empreendedorismo Social, Luciana Rezende, integra o projeto "A formação cidadã na escola" com o objetivo de motivar o carinho mútuo e ações voltadas ao próximo, experimentando na prática o que é doação, respeito e amor.
De acordo com a Professora Luciana, nas aulas de Empreendedorismo Social são trabalhados valores para a formação de pessoas de bem a partir de vÃdeos, livros e visitas a instituições parceiras. "Finalizamos o ciclo de 'atitudes do bem' deste ano visitando o Retiro Humboldt com nossos alunos. Esta atividade, em especial, colabora para uma vivência solidária e resulta num sentimento de bem estar e alegria para todos os envolvidos", explicou Luciana.
O aluno Leonardo Cordeiro, da turma 13, contou como foi sua experiência durante a visita. "Gosto muito de visitar o Retiro Humboldt. Os idosos são legais e sempre me divirto. Desenhei no cartão a casa do Papai Noel e dei de presente. O que mais gostei foi de cantar a música do Aladdin em português e alemão [referindo-se à canção 'A Whole new World']", contou.
A Coordenadora do Retiro Humboldt, Erica Hoffman, comentou sobre a importância da visita dos alunos aos residentes. "Este gesto é muito significativo para os idosos que residem no Retiro Humboldt. Eles se sentem mais inseridos, especiais, cuidados e felizes. O encontro intergeracional proporciona também a troca de experiência, conhecimentos e afeto, além de transformar a vida de todos os envolvidos no projeto. O cartão é recebido, apreciado e guardado com carinho", destaca.